Musculação

Horários da Musculação:

Segunda a Sexta
de 06h às 14h
de 16h às 22h

Sábado
de 09h às 13h

Indicações e benefícios:

Aumenta: força, massa muscular, densidade óssea, produção hormonal e flexibilidade;
Reduz: Celulite, dores musculares, desgaste articular, contratura muscular e estiramentos, reumatismo, artrite/artrose, stress e ansiedade;
Auxilia: emagrecimento, coordenação motora e drenagem linfática.

Resultados do treinamento

- Redução da celulite;
- Aumento da força explosiva;
- Redução da pressão arterial;
- Provoca a redução do cortisol;
- Aumento da produção de colágeno (melhor elasticidade da pele);
- Acelera a recuperação pós-esforço.


Estudos e Pesquisas
Ao iniciar um programa de treinamento na Plataforma Vibratória, os benefícios são determinados por dois fatores:
- O objetivo do tratamento ou condicionamento;
- A metodologia / aula / treinamento utilizados para os resultados a serem alcançados.
Após a realização dos exercícios, ocorre uma sensação de bem estar e disposição em decorrência do aumento da produção da serotonina. Já durante a primeira aula na Plataforma Vibratória é possível sentir claramente os efeitos das vibrações: 97% dos músculos envolvidos na atividade são recrutados e a frequência cardíaca se eleva proporcionando um aumento da circulação sanguínea. Ao mesmo tempo inicia-se uma série de importantes adaptações de longa duração: a estrutura óssea se reforça, o tônus muscular aumenta, o metabolismo basal se eleva e a produção hormonal é estimulada. Existe ainda a proliferação de fibroblastos (células que produzem colágeno) na fase patológica de reparo e remodelação após a inflamação, a qual está associada à proliferação de capilares e fibroblastos o que promove a síntese de tecido cicatricial: colágeno e polissacarídeos de proteína.

- Potencializa os resultados do treino convencional;
Nos estudos de Silva e Martín (2006) os mesmo consideram o treinamento com vibrações tendo numerosas aplicações tanto na reabilitação quando nos esportes. Ocorrem efeitos fisiológicos em músculos, tendões, ossos e articulações além da influência da força máxima e explosiva, potência, velocidade, agilidade e flexibilidade pelo exercício vibratório.

- Aumenta densidade mineral-óssea (tratamento eficaz para osteoporose);
Experimentações controladas com o treinamento da vibração mostram o aumento significativo da densidade mineral óssea, isso se deve provavelmente pelo aumento do fluxo periférico e sistêmico do sangue, do fluxo linfático periférico e a drenagem venosa. Em um dos estudos a densitometria do quadril revelou aumento da DMO significativa. Estes estudos sugerem que o treinamento na plataforma pode ser praticável e eficaz para pessoas com osteoporose.
Aumento da massa óssea em mulheres pós-menopausa (Verschueren et al, 2004; Rubin et al, 2004);
Estudos mostram que uma freqüência alta e amplitude baixa de vibração parecem ter grande importância na proliferação dos osteoblastos (Tanaka et al., 2003);
Em humanos, os estudos de Rubin (30 Hz e amplitude baixa) e Verschueren et al (2004) (35-40 Hz e amplitudes entre 1,7 e 2,5 mm) revelaram melhoras significativas para o aumento de massa óssea em mulheres pós-menopausa (Verschueren et al, 2004; Rubin et al, 2004);

- Prevenção de lesões de esforços/ Tratamento de dores e rigidez articulares / Tratamento de dores e rigidez articulares /Tratamento de lesões de esforço / Redução do esforço das articulações, ligamentos e tendões;
A Plataforma Vibratória não só ajuda na prevenção de lesões como também auxilia na sua reabilitação. As vibrações proporcionam a possibilidade de alongamento, aumento de massa e força dos músculos sem sobrecarregar as articulações e ligamentos. O aumento da circulação sanguínea favorece o restabelecimento das áreas inflamadas enquanto o fluxo linfático ajuda no dreno dos fluidos acumulados na lesão.

- Melhora do equilíbrio e coordenação (propriocepção);
Torvinen et al (2002) observaram melhora do equilíbrio estático;
As vibrações têm a capacidade de estimular a propriocepção e provocar efeitos na postura de adultos (Wierzbicka et al., 1998; Priplata et al., 2003);  
Gianutsos et al da Universidad de Nueva York, escreveram sobre a possibilidade de provocar o reflexo de permanecer em pé induzido por vibrações em sujeitos com lesão da medula espinal (Gianutsos et al, 2004; Gianutsos et al., 2001a; Gianutsos et al., 2001).
Apesar da existência de poucos estudos no mundo sobre o assunto, há indícios de que a utilização do treinamento na plataforma vibratória melhore o equilíbrio, já que é capaz de promover contrações musculares reflexas necessárias às reações de endireitamento, prevenindo assim fatores de risco com relação à ocorrência de quedas e fraturas. Porém para que esta afirmação seja feita com clareza, é necessário a realização de mais estudos humanos, a fim de determinar os reais efeitos e em qual amplitude e frequência a vibração pode ser utilizada de forma segura. Atualmente, é possível confirmar que esse procedimento parece seguro, quando a vibração ocorre com baixa freqüência, por um curto período de tempo e os indivíduos mantêm os joelhos semi-flexionados, evitando assim a transmissão das vibrações à cabeça e a ocorrências de alguns sintomas.

- Recuperação da massa magra;
Após 24 semanas de estímulos vibratórios, observa-se um aumento significativo da massa livre de gordura em mulheres jovens sedentárias, juntamente com notáveis melhorias na máxima contração isométrica e isocinética concêntrica;

- Redução da gordura corporal / Incrementa o ritmo do metabolismo de repouso e por isso aumento do consumo calórico diário;
A equipe coordenada por Clinton Rubin, da Universidade do Estado de Nova York, tinha como objetivo principal testar a influência dos estímulos vibratórios "imitadores" do exercício real no desenvolvimento do corpo em camundongos, pois existem indícios de que não apenas o movimento de alta intensidade é capaz de queimar gordura.
 Foram utilizados camundongos de laboratório em cima de uma plataforma especificamente projetada para se movimentar na vertical, vibrando rapidamente em uma amplitude muito pequena, de apenas alguns centésimos de milímetro (na prática, um leve zumbido, que a amostra tinha que suportar por 15 minutos por dia).
Após os resultados foi constatado que a gordura do tórax dos camundongos, por exemplo, diminuiu 30%, houve uma pequena redução geral de peso corporal, e a saúde dos bichos melhorou muito. Num teste feito para tentar entender os fatores que levaram ao efeito, os pesquisadores observaram que a plataforma vibratória parece inibir a formação de células adiposas (de gordura) no organismo.

- Aumento da produção natural do hormônio de crescimento e forte aumento dos níveis de testosterona;
Estudos observaram após os exercícios as concentrações de hormônio no sangue, as amostras coletadas do plasma de testosterona (T), do hormônio do crescimento (GH) e do cortisol (C) foram medidas. Os resultados mostraram um aumento significativo na concentração do plasma de T e de GH, visto que os níveis de C diminuíram. Estes resultados sugerem que o exercício vibratório conduz às respostas agudas do perfil hormonal.
Existe aumento nas concentrações plasmáticas de hormônio do crescimento (Bosco C, 2000; McCall GE, 2000) e testosterona e diminuição do cortisol (Bosco C et al, 2000);
Bosco et al (2000) encontraram um aumento do GH em 400% em relação aos níveis basais, a concentração de testosterona aumentou e o cortisol diminuiu;

- Incrementa os efeitos do estímulo cardiovascular;
Aumento do consumo de oxigênio comparando-se a uma caminhada moderada (Rittweger J, Schiesl H, Felsenberg D, 2001);
Após uma sessão de estímulos vibratórios combinado com agachamento e levado até à fadiga, registrou-se valores de 128 de frequência cardíaca média, pressão arterial de 132/52 mmHg, concentração de lactato de 3,5 mmol/L, consumo de oxigênio de 48,8% do máximo e um quociente respiratório de 0,90 (Rittweger J, Beller G, Felsenberg D, 1999).
- Estimula a circulação sanguínea;
Hinds.C et al (2008), observaram um aumento significante do fluxo sanguíneo nos braços tanto a 30 hz quanto a 50 hz;
Poderia facilitar a eliminação de lactato após a realização de esforço intenso, mas não se têm publicado trabalhos neste aspecto (Fajardo J.T, Ferliú G.M, 2004).

-Estimula a circulação da linfa (drenagem linfática)

A circulação linfática é responsável pela absorção de detritos e macromoléculas que as células produzem durante seu metabolismo, ou que não conseguem ser captadas pelo sistema sangüíneo. Ao contrário do sangue, que é impulsionado através dos vasos pela força do coração, o sistema linfático não é um sistema fechado e não tem uma bomba central. A linfa depende exclusivamente da ação de agentes externos para poder circular. A linfa move-se lentamente e sob baixa pressão devido ,principalmente, à compressão provocada pelos movimentos dos músculos esqueléticos que pressiona o fluido através dele.
A plataforma vibratória estimula o sistema, de forma a causar a drenagem durante as atividades executadas.

Seguem artigos científicos para quem tiver interesse de saber mais um pouco sobre a utilização e benefícios da plataforma vibratória:

O uso da vibração como método auxiliar no treinamento de capacidades físicas: uma revisão da literatura

Efeitos dos recursos eletrofísicos na osteoporose: uma revisão da literatura

Efeitos do treinamento com Plataformas vibratórias

Resposta aguda da vibração mecânica localizada na capacidade física força muscular






 
Academia Hidropoint | by TNB ©2010